Aprenda como degustar cerveja artesanal, sem segredos

Melhor do que apenas beber por beber, é sentir profundamente o sabor e degustar cerveja artesanal! Hoje, quero te passar algumas dicas que vão lhe ajudar a degustar cerveja artesanal, com todo prazer.

Para começar, atente-se ao momento de colocar sua cerveja para gelar: as garrafas devem estar sempre em pé, nunca na horizontal, pois esta posição influencia no processo de oxigenação, prejudicando o sabor.

Depois que retirar sua cerveja para tomar e for servir, preste bem atenção! Coloque o líquido somente até a metade da taça ou copo, depois incline cerca de 45° para formar a espuma, que deve ter uma espessura aproximada de dois dedos (isso influencia em sua degustação).

degustar cerveja artesanal
A sensação de quem vai degustar cerveja artesanal.

E falando das preferidas em quesito sabor, as cervejas artesanais, o copo também ocupa um espaço muito importante nessa história! De preferência, o recipiente deve ser de cristal com as paredes finas, com a abertura não muito larga. Prefira os do tipo tulipa para as cervejas Pilsen e taças para as cervejas do tipo Ale. Na hora de lavá-los, não utilize esponjas de aço e/ou materiais abrasivos, não lave em máquinas, utilize detergente neutro e, por fim, enxague muito bem com água corrente.

Ah! Se você preferir deixar sua cerveja artesanal guardada por mais tempo, fazendo aquele suspense para a hora de degusta-la, tome cuidado para armazená-la da forma correta. As garrafas necessitam permanecer resguardadas em temperatura equilibrada, amena, evitando que a cerveja perca um pouco do sabor. O local deve estar com pouca luz e os recipientes devem ser mantidos em pé, assim como no processo de refrigeração.

As boas cervejas pedem para serem degustadas a temperaturas ideais, de 4° a 8° graus positivos. Isso mesmo, estas não precisam estarem super geladas! Pelo contrário, as cervejas muito geladas contraem as papilas gustativas da língua e se perde muito das sensações do paladar.

Depois de tudo isso, você vai beber sua cerveja de um modo diferente, não é?! Então, pegue seu copo, encha-o com sua cerveja artesanal preferida, gire o copo, sinta o aroma ao inspirar profundamente e aproveite o sabor!

Quer mais ajuda com isso?

Siga nosso Instagram para conhecer mais<<

Um forte abraço.

Luis Henrique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *