Vinho Malbec, Tudo que Você Precisa Conhecer.

O vinho Malbec é um imigrante europeu que atracou na América do Sul no início do século XX, a uva Malbec fugiu de ameaças e incertezas no velho continente para encontrar no frutífero solo do “Novo Mundo” as circunstância e as condições necessárias para atingir o ápice de sua jornada.

Se a origem da uva Malbec é francesa, raízes não tão abundantes por essas bandas quanto a espanhola ou italiana, a fama internacional do vinho se deu de verdade na Argentina, que reúne as especificidades perfeitas para que todo o processo de produção seja impecável. Com a proximidade e, consequentemente, valores não tão elevados, estão entre nossos favoritos em mesas e taças, para o dia a dia.

Como você descobrirá ainda mais daqui para frente, não foi bem a riqueza do solo que transformou a produção de Nicolas Catena, 100% da fruta Malbec, que fez dela o sucesso que se tornou nos dias de hoje, “competindo” bravamente com vinhos como o Merlot e Cabernet, apenas a partir da década de 90.

vinho malbec

Combinação de textura e intensidades no vinho Malbec.

É fato que a “pequena” distância não é a principal razão pela qual o Malbec conquistou corações em todo o País. Produzida em altitudes elevadas, principalmente na região de Mendoza, oeste da Argentina, já muito próxima aos Andes, local onde o frio e o calor, ambos intensos, se alternam cordialmente e fazem com que a uva ganhe consistência suficiente para servir de matéria-prima ideal para o vinho.

Com menos acidez do que tantas outras uvas, o vinho da casta Malbec é um daqueles considerados moderados, mas sem perder em intensidade e sabor. Vale dizer que a expertise desenvolvida durante os anos tem papel essencial na produção do vinho, já que o solo, ao menos nessa região, não é das mais ricas do mundo, assim como o ar é pouco úmido.

A intensidade é ainda mais visível na cor do Malbec, um violeta escuro bem fácil de identificar para aqueles que conhecem bem do tema, além de contarmos com a presença constante de um odor bem agradável e convidativo.

O conceito dos Malbecs dos argentinos é tão elevado que eles foram os primeiros a receber a Denominação de Origem Controlada (D.O.C), certificado mundial que mantêm um padrão obrigatório de qualidade e de etapas/procedimentos na elaboração dos vinhos, mais especificamente na área de Luján de Cuyo.

Momentos e Companhias

Se você veio procurar o melhor vinho para o momento que está por vir, depois dessa descrição inicial, ficou fácil descobrir quando devemos abrir uma boa garrafa de Malbec. O sabor marcante e intenso e a facilidade com que o aceitamos em nossas línguas fazem dele uma ótima ideia para as noites frias, seja no inverno ou no outono, como um típico vinho tinto. 

Carnes e massas fazem muito bem o complemento da refeição e, se você estiver pensando em noites românticas ou agradáveis na presença de um livro em uma jornada invernal, pode lembrar instantaneamente no vinho Malbec.

Quando estiver procurando pelo Malbec da ocasião, se por acaso encontrar apenas rótulos da Austrália, Nova Zelândia e Chile, nenhum da Argentina (difícil de acontecer, mas nunca se sabe), não se desespere, esses países também produzem ótimos vinhos dessa fruta, alguns com características um pouco diferentes, mas sempre muito aprazíveis.

Além das melhores cervejas, você também encontra os melhores vinhos na Beer Mad Batel.

Quer conhecer melhor, clique aqui e siga nosso Instagram.

Abraços.

Luis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *