A cerveja artesanal em Curitiba

A cerveja artesanal em Curitiba é destaque nacional e atualmente, o Brasil é um país que vive e respira as cervejas artesanais.

Antes, a cerveja era conhecida apenas como um produto de massa. Sua popularização vem crescendo e despertando a curiosidade e a paixão de novos consumidores.

Diversas microcervejarias foram lançadas, sendo esse um mercado em plena evolução, com mais de 600 cervejarias no país, produzindo mais de 140 milhões de litros de cerveja artesanal anualmente.

Dentro dessa grande evolução, está a cerveja artesanal em Curitiba.

Uma das cidades que mais contribui para a revolução cervejeira no país, pois em poucos anos, a capital ganhou espaço e é atualmente reconhecida como a cidade da boa cerveja, com o título de Capital da Cerveja Artesanal pela Câmara Municipal da Cidade.

Não apenas pela grande quantidade de cervejarias, mas também por ser o lugar onde as marcas mais premiadas e reconhecidas do país como a Bodebrown, Morada Cia. Etílica, Bier Hoff, Swamp,  Ignorus e Way Beer, além de também ser famosa e reconhecida pela qualidade e pela criatividade de suas produções.

Essas e as mais recentes cervejas lançadas no País, você encontra na Beer Mad.

Cerveja Artesanal em Curitiba

Um pouco da história da cerveja artesanal em Curitiba

Há poucos anos, na cidade existiam umas 4 cervejarias e poucos bares que ofereciam a cerveja artesanal.

Era raro encontrar bares ou restaurantes que ofereciam algumas cervejas “diferentes” para provar. Poucos rótulos, poucas cervejarias, pouco conhecimento…

A dificuldade e a angustia era trocado por uma enorme alegria ao encontrar algum ponto de venda que trazia alguma experiência sensorial através das cervejas artesanais.

Eu ligava para meu irmão para contar, chamava os amigos e nos reuníamos para degustar as cervejas.

E contávamos para todo mundo…

E são essas sensações que desejamos causar em nossos clientes que visitam a Beer Mad. A felicidade em encontrar um produto único, que pode marcar a sua vida daquele dia em diante.

Mas eu acredito que o ponto de virada da cerveja artesanal de Curitiba, foi dentro das casas dos curitibanos.

A cerveja artesanal em Curitiba ganhou força dentro das casas dos curitibanos. Em reunião das famílias, dos amigos, dos cervejeiros. Os “paneleiros” tiveram grande participação no desenvolvimento da cultura da cerveja artesanal em Curitiba.

Hoje, muitas das conhecidas cervejarias da cidade, eram cervejarias de garagem.

Pequenas panelas cozinhando malte, muitos amigos, churrasco e produtos incriveis surgiram dos cervejeiros caseiros.

As competições começaram a se popularizar e a necessidade de conhecimento levou os cervejeiros a buscarem mais conhecimento e se aperfeiçoarem.

Mutum Cavalo, ainda nas panelas.

Se não falha a memória, em 2012 tive o prazer de ver a Mutum Cavalo ser Best Of Show do primeiro campeonato de cerveja feita em casa.

Em 2013 pude experimentar a (até então Nega Jurema) Pérola Negra da mesma Ignorus, no 2º Campeonato de Cerveja feita em casa (com a presença do Oil Man). Tomar a Petroleum da cervejaria Dum, ainda no formato “caseiro” foi e sempre será algo de se orgulhar.

Nesse mesmo período, nascia a cervejaria Morada, para abastecer a rede Madeiro de hamburgueres. Já nasceu com aquela pegada “obra de arte” nas suas criações.

A APA da Way Beer invadia o mercado, com seu toque “amargo” de lúpulos americanos. A Bodebrown desafiava a todos os consumidores. A famosa cerveja não indicada para os fracos.

A primeira Imperial IPA do Brasil, a famosa Perigosa, a poderosa Wee Heavy eram produtos únicos no país…

É uma longa história, mas quer saber do mais legal?

Você pode visitar o passado e descobrir as novidades do país inteiro na Beer Mad.

Temos muita história para contar, então, que tal pegar um chope e sentarmos para conversar?

Se tiver duvidas, conte com o nosso time para te ajudar.

Acesse nossa página do Souq Curitiba

Acesse nossa página da Loja Batel.

Um forte abraço.

Luis Henrique.

Sommelier, Beer Mad.

Aprenda mais sobre cervejas artesanais, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *