Espuma da cerveja, por que ela é importante?
A importância da espuma da cerveja vai muito além do aspecto no copo. E abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre esse tema, que para alguns apreciadores, gera bastante polêmica.
Alguns gostam com muita, outras quase sem nada!
Quem está certo ou errado? Depende… Se for questão de gosto pessoal, vai de cada um.
Porém, a espuma da cerveja tem função vital para a boa degustação da cerveja. E para ajudar ainda mais, a Beer Mad fez um vídeo explicando ainda mais sobre as funções da espuma da cerveja.
Veja abaixo!
Como se forma a espuma da cerveja?
A espuma, basicamente é gás carbônico preso na tensão superficial formada entre o líquido e ar, isso faz com que surjam as “bolhas”. Se essa tensão superficial é fraca, ela se desfaz, como no refrigerante, por exemplo.
Então, o que faz a cerveja manter essa tensão superficial, diferente de um refrigerante? Esse resultado, devemos para as proteínas na cerveja e ao lúpulo.

Qual é a função da espuma?
Uma das principais funções da espuma da cerveja, também conhecida como colarinho é criar um bloqueio entre a cerveja e o ar. O oxigênio é um grande inimigo da cerveja, oxidando o produto trazendo cheiro ruim, como papelão ou jornal molhado.
Ela também ajuda na manutenção da temperatura da bebida e também, é responsável pela liberação de aromas, conhecido como buquê de aromas.
Então, ao servir uma cerveja e ela não formar espuma pode nos dar algumas dicas sobre a história daquela cerveja, como por exemplo, problemas na produção, uma contaminação, e até mesmo sujeira na linha de serviço de chopp
Por falar nisso, aqui na Beer Mad as nossas linhas estão sobre cuidados da empresa Chopp Care que se encarrega de sanitizar as linhas da nossa trave. Isso garante que a melhor qualidade do chopp e a melhor experiência para nosso cliente.
É claro, existem mais de 100 estilos de cervejas e algumas formam pouca espuma, como as cervejas inglesas, por exemplo.
E se você está tomando cerveja sem formação de espuma propositalmente?
Bem, como falamos a espuma da cerveja é criada por uma tensão que é gerada pelo CO2 e pela tensão que é criada na superfície da cerveja.
Se ela não gera essa tensão no copo… Ela gerará essa tensão no seu estômago!
Você começa a arrotar sem parar, começa a sentir desconforto, gera um mal estar e seu estômago começa a aumentar e sua vontade de comer ou tomar mais uma cerveja, vai embora.
E você, prefere como a sua cerveja?
Escreva abaixo, deixe seus comentários agora
Também estamos Instagram e no Facebook!
Um forte abraço.
Pingback: Receita de Hambúrguer para Harmonizar com Cerveja - Beer Mad